Governo Federal abre linha de crédito para produtores de MS 

Ministro do Desenvolvimento vai ampliar a eficiência de recursos hídricos em território estadual

29/08/2023 às 13:35 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Produtores de Mato Grosso do Sul terão linha de crédito do Governo Federal, por meio do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), para elaborar projetos de irrigação. Nesta terça-feira (29) o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, divulgou também em Campo Grande, o FCO Mulher Empreendedora - uma linha de crédito própria para mulheres micro e pequenas empresárias, de forma a tentar ampliar a equidade de gênero.

Durante o seu discurso, o ministro afirmou que vai fazer um pacto com o Governo de Mato Grosso do Sul para ampliar a eficiência de recursos hídricos estaduais. "Essa dinâmica contribui muito para que a gente não só cuide desse bem elementar quanto fonte, mas também quanto uso. O Centro-Oeste tem potencial imenso e já é uma das regiões do Brasil que mais investe em irrigação. Temos uma prioridade, recomendada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é uma carteira de políticas voltadas à irrigação, para se juntar ao PAC. 

A superintendente da Sudeco, Rose Modesto, reforçou a importância da caravana para o desenvolvimento da região Centro-Oeste: “Conversando com as instituições, percebemos a necessidade de desenvolver esse projeto, já que havia muitas dúvidas sobre como ter acesso aos recursos dos fundos constitucionais que a autarquia administra. Além disso, nosso intuito é facilitar o processo de tomada desses recursos, fazendo com que cheguem aos pequenos e médios agricultores e empresários, sem deixar ninguém para trás, como é também o desejo do presidente Lula”, explicou.

FCO
O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) é um fundo de crédito criado pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste. Destinado para pequenos investidores como produtores rurais, comércios e serviços que desejam iniciar, ampliar ou modernizar atividades produtivas na região, proporciona benefícios como taxas de juros mais baixas que as do mercado, prazo de pagamento mais longo e carência maior. R$ 20 milhões é o valor máximo financiado pelo Fundo.

FDCO
O Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) é um importante instrumento de financiamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e disponibiliza financiamento para projetos em infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos de grande capacidade germinativa de novos negócios na região Centro-Oeste. Assim como o FCO, o FDCO possui taxas de juros mais baixas com uma carência maior e até 20 anos para financiamento dos projetos.

Caravana Sudeco 
A caravana começará pela capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, nos dias 28, 29 e 30 de agosto. Além de integrantes da Sudeco, estarão presentes representantes do Governo Federal, do Governo do Estado, do Sebrae, do Banco do Brasil, Banco de Brasília, Sicredi, Sicoob, BRDE, BNDES; e diversas organizações de empresários e comerciantes locais, como a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Federação das associações empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDL), Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Campo Grande (Associmec) e Associação dos vendedores ambulantes de Campo Grande.

Nos próximos meses, a comitiva passará pelas capitais de Mato Grosso, Goiás, e Distrito Federal. Também serão oferecidos atendimentos a respeito dos convênios, compreendendo todas as suas fases, desde a celebração, elaboração de projeto básico, acompanhamento da execução dos instrumentos, prestação de contas e demais informações acerca do assunto.

Veja os detalhes na reportagem de Kaile Rodrigues: 

 


Últimas Notícias